Post Image

#FITTODODIA: CONDROMALÁCIA E AGACHAMENTO

Postado por Lorena Vago / 27 de outubro de 2016 / 0 Comentários

CONDROMALÁCIA é uma degeneração da cartilagem da patela. As lesões nos joelhos são mais comuns em mulheres e essa é apenas um tipo, 2 a cada 3 mulheres têm algum grau de condromalácia. As principais causas são:

✔A anatomia feminina, o quadril mais largo leva a aumento do ângulo Q (ângulo formado pela patela, fêmur e crista ilíaca)
✔Concentrações elevadas de estrogênio inibem a produção de colágeno, o que repercute negativamente nos tendões e ligamentos
✔A ativação muscular dos posteriores de coxa é menor nas mulheres, chega a ser 70% menor quando comparado aos homens. Isso é importante pois a ativação dos posteriores diminui a tensão na patela
✔Encurtamento de panturrilhas em função do uso de saltos

É comum escutarmos “você tem condromalácia e não pode agachar”, “tem que fazer a cadeira extensora com movimentos curtos”. A pessoa que não agacha não vive, afinal você almoça em pé?

Isso não quer dizer que todo mundo deva sair agachando até sentar no chão, mas prefiro usar o agachamento para ensinar como a pessoa deve ativar conscientemente seus posteriores e estabilizadores do joelho do que a extensora.

Com um trabalho organizado é possível alcançar o sucesso e retornar a funcionalidade das articulações, afinal AGACHAMENTO É VIDA!

E sim devem quando for possível devem agachar com o máximo de amplitude, a maior parte dos movimentos cotidianos acontecem abaixo do famigerado 90 graus, chegamos a 105 graus em alguns.

No vídeo a Melina agacha o máximo que ela consegue, com CONDROMALÁCIA GRAU 4 e sem dor.

Paciência e Persistência são o segredo!

 

Diego Zanon

Bacharel em Educação Física, Especialista em Fisiologia do Exercício e Prescrição para Casos Especiais (Gestantes, Diabéticos, Hipertensos, Obesos e Reabilitados). É Analista de Perfil Comportamental DiSC® e Professional Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) com especialização em Gestão de Bem Estar. Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Personal Trainers (SBPT), eleito o Personal Trainer do ano de 2013.

Comentários

comentários

lorenavago

Sou capixaba e fashionista incansável desde sempre. Hoje, além de me dedicar ao blog, atuo como assessora de imprensa, assino uma coluna semanal de moda e sou consultora de imagem.

Posts Relacionados

Nenhum comentário

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórioa marcados com *